Curiosidades Histórias e mais histórias Papo de Mãe

Não precisa esterilizar as mamadeiras!

Quando minha sogra me viu fervendo água e esterilizando mamadeiras, bicos e chupetas, bem como usando água fervida para preparar o complemento alimentar (leite em pó) do meu filho de 2 meses de idade, disse que pensou a meu respeito: “Coitada! Tanto trabalho!” e me chamou para uma conversa. Falou que eu não precisava exagerar, pois os padrões americanos quanto à água são tão altos que na América não é necessário fazer nada disso. Por aqui, basta lavar a mamadeira na pia, sem esterilizar nem utilizar a máquina de lavar louças; e para preparar o complemento, basta água morna da pia.

Mãe de primeira viagem, cheia de cuidados e dúvidas e sempre buscando fazer a coisa certa, expressei minhas preocupações ao pediatra. Ele, por sua vez, deu sinal verde para utilizar água morna da pia e confirmou não ser necessário esterilizar as mamadeiras. Sério? Então ok. Difícil acreditar nisso após 30 e poucos anos vivendo uma realidade tão diferente, mas vamos lá! Aqui estou reaprendendo como as coisas são.

Agora uso a água morna da torneira para fazer a mamadeira do bebê. Também não esterilizo mais as mamadeiras, bicos e acessórios em água fervida ou na máquina de lavar louças; simplesmente lavo com sabão e água quente. Meu filho continua super saudável e minha vida está muito mais fácil.

Em tempo: a própria embalagem do complemento que usamos (Similac Sensitive) já dispõe: “Ask your baby’s doctor if you need to use cooled, boiled water for mixing and if you need to boil (sterilize) bottles, nipples and rings before use.” Traduzindo: “Pergunte ao seu pediatra se você precisa usar água fervida já fria para preparar o leite, e se você precisa ferver (esterilizar) as mamadeiras, bicos e anéis antes do uso.”

 

Compartilhe

You Might Also Like

2 Comments

  • Reply
    ex-Mamaezoka em Chicago
    03/06/2013 at 18:01

    Carol, primeiramente quero parabenizar vc pelo blog, ficou muito legal!
    Quanto ao assunto em questão, quando a Bella nasceu no início eu até esterelizava tudo, mas no microondas. Já a água eu nunca fervi e ela de fato cresceu muito forte e saudável. Já com o Henry, como é o segundo eu nunca esterelizei nada e só fervo agua porque a formula do leite é muito difícil de dissolver. Só quando minha mãe vem pra cá que tudo é fervido (por ela é claro). Acho que isso é coisa avó Brasileira, né!

  • Reply
    Dicas para quem vai ter bebê nos EUA | Descobri a América!
    09/08/2016 at 15:08

    […] Não precisa esterilizar as mamadeiras! […]

  • Leave a Reply