Aprendendo Inglês Curiosidades

Curiosidades sobre os números no inglês americano

Este post é para quem faltou naquela aula sobre números no inglês americano.

Primeiramente, enquanto “mil” escrevemos como 1.000, para os americanos é 1,000 (com vírgula ao invés de ponto). Nada que um bom observador já não tenha percebido em algum lugar.

Agora quanto aos números 1,100 a 9,900 (mil e cem a nove mil e novecentos), os americanos se referem a eles como centenas ao invés de milhares. Exemplo: 1,500 lê-se “fifteen hundred” (quinze centenas). Ressalto que se você disser “one thousand five hundred” não estará errado e todo mundo vai te entender (mas por aqui normalmente se fala “fifteen hundred” mesmo). Outros exemplos: $1,600 lê-se “sixteen hundred dollars” e o ano 1900 lê-se “nineteen hundred”. A convenção das centenas se aplica para números redondos como “3,200” (thirty two hundred), e não como “3,201” (para números que não sejam redondos continuamos usando os milhares — 3,201 é “three thousand two hundred (and) one”).

Já em se tratando de anos com quatro dígitos, falamos os dois primeiros dígitos seguidos dos dois últimos, como nos exemplos abaixo:

a) 1765: seventeen sixty five
b) 1995: nineteen ninety five
c)  2013: twenty thirteen (também pode falar two thousand thirteen)

Anos com menos de quatro dígitos falamos assim:

a) 525: five twenty-five
b) 415: four fifteen

Como turista, você já deve ter percebido que os números de quartos de hotel também falamos:

a) 640: six forty
b) 1518: fifteen eighteen
c) 3016: thirty sixteen

De verdade? Nem se preocupe com essas convenções. Se chegar por aqui falando em milhares ao invés de centenas, todos vão te entender, pois também está correto. Só estou mencionando essas diferenças para fins de curiosidade. Quem não sabia, agora já sabe e não achará estranho ao ouvir um americano especificando os números de forma diferente.

 

Compartilhe

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply