Dicas gerais Do It Yourself - DIY

Como cuidar do seu relacionamento

Quem não está acostumado com o idioma inglês não deve conhecer a sigla DIY (“Do It Yourself”), que significa “Faça Você Mesmo.” Tem alguns projetos no Pinterest que eu simplesmente adoro. Se me lembro bem, foi no Pinterest que encontrei um projeto facílimo e perfeito para o dia a dia da minha casa em relação ao meu relacionamento com meu marido. Eis o quadrinho que fiz:

image

Tradução: “Te amo porque você torna possível à nossa família dias felizes como o dia de hoje.”

 

É um quadro onde você escreve umas palavras carinhosas para o(a) seu(sua) companheiro(a). Comprei a moldura (facinho de achar em qualquer loja que vende porta-retrato e moldura), achei o modelo online, imprimi, coloquei na moldura e pendurei na parede, num local onde eu e meu marido sempre estamos passando aqui em casa. Apesar de eu ter feito o projeto, às vezes sou eu quem escreve, outras vezes é meu marido.

Você pode encontrar o modelo em diversas cores clicando aqui. Clique no modelo escolhido, baixe o arquivo, imprima e coloque numa moldura 20x25cm (8×10 polegadas). Use uma caneta/marcador de quadro branco como este aqui da Faber-Castell (clique no link para abrir a janela) ou qualquer outro marcador de quadro branco para escrever as suas declarações.

Ah, o modelo que encontrei está em inglês (“I love you because…”), mas quem é que não sabe o que “I love you because” significa, não é mesmo?  🙂  O restante você pode completar em português. Se não gostar deste modelo ou do fato de estar em inglês, você mesmo pode fazer o seu cartaz usando Word, PowerPoint ou outro programa mais avançado com o qual se sinta confortável.

O legal é de vez em quando escrever uma declaração de amor, um agradecimento pelas mínimas coisas que o(a) namorado(a), marido (esposa) ou namorido(a) faz. Exemplos:

  • I love you because… você acordou às 4 da manhã para cuidar do bebê
  • I love you because… você lavou a louça sem eu pedir
  • I love you because… você cuida de mim quando fico doente
  • I love you because… você me entende sem que eu precise dizer uma palavra
  • I love you because… você me completa
  • Etc…

Aí vai da sua imaginação. Acho muito importante elogiar (de forma sincera) e, principalmente, agradecer pelas pequenas coisas que o(a) companheiro(a) faz por você.

Aqui nos Estados Unidos existe muito essa cultura do agradecimento. Sabe o Dia de Ação de Graças? Então dá pra ter uma ideia. O americano agradece por tudo e a todo momento. Meu sogro, por exemplo, ao terminar de jantar sempre agradece a minha sogra: “Obrigada por fazer o jantar. Estava uma delícia”. SEMPRE! É como se ela não tivesse a obrigação de fazer o jantar, e o fato dela ter feito ser bastante apreciado. É óbvio que isso só faz com que ela queira sempre fazer o jantar.

É engraçado que no início, quando cheguei aqui, tanto obrigado (e também “por favor” e “com licença”) chegava a estressar os meus ouvidos, não acostumados com tanta gentileza. Faça um exame de consciência: você diz “por favor” e “obrigado” TODAS as vezes que pede alguma coisa a qualquer pessoa, incluindo pais, irmãos, amigos próximos? Ou de vez em quando você “esquece”? “Ôu! Pega lá um copo d’água pra mim!” te soa familiar de alguma forma? Pois é, aqui isso não existe.

Enfim, mencionei esse exemplo somente para terem uma ideia da cultura do agradecimento na prática. Aqui as pessoas são muito gentis e solícitas, mas isso também vem acompanhado de agradecimento. Ninguém é obrigado a nada, ainda todos se ajudam; portanto, o agradecimento. Se você não agradece, soa bastante rude. Isso tanto em relação a pessoas estranhas quanto a pessoas próximas, como num casamento, por exemplo. É sempre bom saber que o que fazemos não passa em branco, mas sim, é notado, é agradecido.

Porrrrr isso, achei genial a ideia do quadrinho acima. Sempre tento observar as coisas boas que meu marido faz por mim e meus filhos e escrever no quadrinho para que ele leia e saiba que notei e que aprecio. Quando não tenho nada para agradecer, ainda escrevo coisas como “I love you because… você é quem sempre sonhei. Não mude nunca.” Você não pode deixar que a correria do dia a dia vá matando o seu relacionamento aos poucos porque você esquece de emitir uma palavra carinhosa. Se você é esquecido ou desligado, o quadrinho pode te ajudar. Se colocá-lo num lugar onde sempre esteja passando dentro de casa, vai se obrigar a escrever alguma coisa vez ou outra. Fica a dica!

Beijos,

Carol

Compartilhe

You Might Also Like

4 Comments

  • Reply
    Maria Oleary
    01/08/2015 at 21:34

    Parabéns! Achei genial a sua idéia/dica!!
    Abraços

  • Reply
    ROSE BORBA
    29/08/2015 at 15:34

    SHOOW DE BOOLA! 😀

  • Leave a Reply