Cultura Americana Curiosidades Dicas gerais Do It Yourself - DIY Papo de Mãe

Cápsula do tempo

Já ouviu falar em alguém que tenha recebido uma “cápsula do tempo” como presente? Cápsula do tempo é a tradução literal de “time capsule”, uma caixa contendo recordações, lembranças, histórias, fotos, dentre outros, refletindo uma determinada data e período de tempo. Aqui nos Estados Unidos é bastante comum fazer “time capsules” para qualquer idade, principalmente quando a criança é recém-nascida ou pequena. A idéia é que a caixa seja guardada durante anos, e aberta somente no aniversário de 18 anos ou 21 anos, ou qualquer outro aniversário ou ocasião importante na vida do bebê, tal como formatura,  casamento, etc. O legal da cápsula do tempo é ver como as coisas mudaram depois de tantos anos e, provavelmente, até rir bastante.

Às vezes as cápsulas do tempo são enterradas para serem encontradas mais tarde; sim, enterradas! Porém, sugiro que não se faça isso, afinal, a caixa precisa ser guardada num local seco para garantirmos que os itens se mantenham preservados.

Mas o que colocar dentro de uma cápsula do tempo? Seguem algumas ideias, lembrando que tudo deve estar relacionado com o dia, o mês e/ou o ano do nascimento da pessoa:

  • Jornal impresso com as notícias do dia;
  • Revista de esportes, moda, carros, etc (“nossa, olha como as pessoas se vestiam! olha como eram os carros! :-));
  • CD com as músicas mais tocadas (mesmo que, no futuro, CDs não sejam mais usados, será divertido conhecer a tecnologia que temos hoje em dia);
  • Selos atuais dos Correios;
  • Moedas e notas;
  • Mapa do mundo;
  • Receitas favoritas da família;
  • Uma notinha, carta ou cartão seu para o presenteado (você pode, inclusive, incluir uma descrição sobre como é viver agora, contando fatos da vida diária atual);
  • Cartas ou cartões de outras pessoas para o presenteado;
  • Fotos;
  • Preços do combustível e de alguns alimentos;
  • Brinquedos populares do momento (lembra como a Barbie era diferente nos anos 70, por exemplo? Imagina daqui a 18 anos a sua filha abrir a cápsula do tempo e ver uma Barbie 2015, que legal!).

E não pense que a ideia vale apenas para bebês! Pai, mãe, vovó ou vovô também podem receber um mimo desses de aniversário. Com a Internet, hoje em dia é possível buscar todo tipo de informação, documentos, etc, seja lá de quantos anos atrás. Exemplos de sites com informações sobre o que aconteceu no ano em que você nasceu:

Aliás, você pode fazer uma cápsula do tempo para si mesmo com dados de hoje em dia e abri-la daqui a vários anos. Imagina que divertido!

Não se esqueça de escolher uma caixa bacana, talvez um pouco elaborada, quem sabe até um baú pequeno. Também se atente ao fato de que jornais, fotos e cartas podem se deteriorar com o passar do tempo, portanto, precisam de cuidados especiais. Tente protege-los o máximo que puder, como por exemplo, colocando-os em envelopes especiais, sacos plásticos com zíper (estilo Zip-loc) ou mesmo sacos fechados à vacuo. Se for o caso, adicione alguns saquinhos de sílica para absorver a umidade. Seu presente precisa durar anos e anos! Por aqui nos EUA há um site onde você pode encontrar um baby time capsule preservation kit com material específico para proteger os seus itens.

Você também precisa escolher uma duração para a cápsula do tempo, baseada em quem vai abrir a caixa (você mesmo, seus filhos, seus netos?). Coloque do lado de fora da caixa um aviso que todos possam ler: “Abrir somente em XXXX” (inclua a data, mês e ano, ou apenas ano).

Dependendo da sua intenção, você pode colocar na caixa tudo o que precisa, fechá-la e depois lacrá-la com um selo, tipo “Para ser aberto somente no seu 18o aniversário” e não adicionar mais nada; ou escolher uma caixa maiorzinha, deixá-la em aberto e ir adicionando os itens conforme os eventos forem acontecendo, como o primeiro dente que caiu, os primeiros desenhos, fios de cabelo do primeiro corte de cabelo, etc.

Ah, e a cápsula do tempo não precisa ser feita apenas pela mãe ou pelo pai, mas também por irmãos, parentes ou amigos próximos, ou então todo mundo junto!

Nos Estados Unidos estão à venda alguns kits de cápsula do tempo para quem deseja facilitar o processo. Seguem alguns links:

E para quem é visual, assista a estes vídeos no YouTube:

Aqui em casa tenho uma cápsula do tempo preparada para o meu filho mais velho, Christian. A ideia surgiu assim: ele estava prestes a completar 1 ano de idade e eu queria que os amigos e familiares queridos fizessem parte daquele momento de alguma forma, pois não tínhamos tempo hábil para ir ao Brasil fazer uma festa para todo mundo, já que o passaporte brasileiro dele ainda estava sendo processado pelo Consulado Brasileiro. Mas então como fazer com que o pessoal do Brasil participasse daquele momento tão importante na vida dele, mesmo estando tão longe? Foi então que tive a ideia de fazer uma cápsula do tempo e pedir a todo mundo que enviasse itens para nela serem incluídos. Assim, no futuro, ele saberia que o aniversário de 1 ano dele havia sido muito especial e cheio de carinho, com a participação de todos que importavam. Desta forma, pedi:

“Pode ser algo que ele possa ler quando for maior, tipo conselhos para o futuro, ou então contar pra ele a história de como nos conhecemos e como amizades são importantes, falar sobre a importância do Brasil e da língua portuguesa na vida dele, enfim, coisas que farão dele uma pessoa melhor no futuro, mensagens que ele guardará para a posteridade. É muito importante que ele mantenha raízes com o Brasil. Este é meu desejo, mas não façam por mim; façam por ele, que é um garotinho sorridente, feliz, sensível, comunicativo, amoroso, e que merece todo o amor do mundo em troca. Espero que na data do aniversário tenhamos recebido tudo em tempo da nossa festinha. Também vou tirar muitas fotos pra ele se lembrar de como aquele aniversário foi pequeno quanto ao número de pessoas fisicamente presentes, mas grande quanto ao número de felicitações, cartas, lembrancinhas (=pessoas presentes de coração).”…

Foi só eu pedir e a campainha não parou mais de tocar durante 1 mês! Era o carteiro pedindo para eu assinar o comprovante de recebimento de diversas caixas que chegavam do Brasil. Na verdade, eu esperava apenas cartas e cartões, mas recebemos muito mais: brinquedos, livros, revistas de colorir… Foi inesquecível!

Os brinquedos e demais itens dos quais ele pode usufruir agora, não fazem parte da cápsula do tempo, pois já estão sendo aproveitados (e muito), com exceção de um saci e de uma onça pintada tamanho miniatura que ficarão guardados na caixa/cápsula.

Cápsula do Tempo

Cápsula do Tempo do Christian

Decidi não fechar a caixa ainda. De vez em quando incluo alguns itens, algumas cartas. Mas a intenção é que ele a receba apenas com 18 anos. Não sei se dá para ter noção pela foto, mas é um recipiente grande que pretendo encher com mais algumas surpresas nos próximos anos.

Gostou da ideia? Vamos preparar uma para o meu caçula Nicholas em março? 🙂 Aguardo!

Beijos, Carol

 

Compartilhe

No Comments

Leave a Reply