Cidades americanas New Jersey

Como é morar em Newark, New Jersey

Se você já foi a New York, é possível que conheça o aeroporto de Newark (sigla EWR, Newark Liberty International Airport), que acaba sendo uma das opções de aeroportos para quem visita a cidade de New York. A cidade de Newark está localizada no Condado de Essex e é a maior cidade do estado de New Jersey, localizada a apenas 14 Km de New York. Está um pouco perdido? Vamos ao mapa:

Newark

A população estimada para Newark em 2014 era de 280.579 Para estatísticas e demais informações sobre a cidade, clique neste link.

Há diversas opções de atividades em Newark, com destaque para New Jersey Performing Arts Center, Newark Museum, Cathedral Basilica of the Sacred HeartPrudential Center, Ironbound, Branch Brook Park, Newark Public Library,  Military Park e St. Lucy’s Church (veja as dicas do Trip Advisor).

Mas como é Newark para o brasileiro que mora lá? Foi o que perguntei para Kécia, do canal Dia a dia nos EUA.

Kécia, conta pra gente? 🙂

Beijos,

Carol

————————————————————–

Newark, New Jersey

Moro na cidade de Newark, estado de New Jersey, há 3 anos e meio. Vim pra cá passear com uma amiga, comecei a namorar e casei.

Aqui tem muitos imigrantes, então minha adaptação à nova cultura foi menos dolorosa. O que mais me preocupava era a questão da alimentação, mas continuo com minhas comidas do Brasil. O único ponto é que não me adapto a esse frio insuportável!

Quanto ao tipo de pessoa que mora em Newark, não sei dados populacionais sobre idade e escolaridade, mas posso afirmar que há muitos brasileiros, hispanos e portugueses.

Antes de vir para cá, eu não tinha opinião formada sobre os americanos e acabei descobrindo que eles são simpáticos ao extremo, educados e pontuais.

Agora os pontos positivos de morar em Newark: para o imigrante que chega é maravilhoso, muitas pessoas falam português e espanhol, há diversos restaurantes e padarias brasileiras… Tudo isso é ótimo para minimizar o choque cultural. Também é super perto de New York, apenas 20 minutos de trem. Já os pontos negativos: exatamente a mesma vantagem do idioma acaba se tornando um ponto negativo com o tempo pois, ao aprender o idioma inglês, você precisa praticá-lo e aqui há pouca oportunidade de praticar, já que a cidade quase toda fala espanhol e português.

Quanto ao transporte, na área do Ironbound (como se fosse o centro), dá pra viver um tempo sem carro. Há mercado, farmácia , banco, muita coisa perto. Usa-se mais o táxi e a corrida custa $6 dólares. Já o ônibus, sempre vejo passar, porém nunca usei. Amigos que usaram ônibus para se locomover a locais distantes não reclamaram. Mas sei que ônibus não seria a primeira opção, como no Brasil, por exemplo, que ele roda a noite toda e é de fácil acesso.

Por aqui as estações do ano são bem definidas. Na primavera é lindo, tudo aflorado. Verão é um calor insuportável, porém só dura 3 meses. Outono é maravilhoso. Inverno é longo, neva muito e faz muito frio. Mesmo com 3 anos e meio de América, não me acostumo com esse frio congelante.

Nos finais de semana prefiro conhecer restaurantes e lugares americanos ou de outras culturas, adoro provar comidas diferentes. Quando amigos convidam, vou a bares brasileiros legais aqui em Newark, bons para ouvir música brasileira e se divertir em boa companhia. Minha primeira opção é sempre New York.

Falando de lugares que recomendo visitar, em Newark tem as churrascarias Brasilia GrillCasa Nova Grill, ambas com uma picanha maravilhosa e boa música, excelente opção para matar a saudade de casa. Mas, como falei, Newark é pertinho de New York, apenas 20 minutos de trem,  e lá sim temos diversas opções de passeio.

Tenho contato com brasileiros porque a maioria dos amigos feitos aqui é do Brasil, porém não costumo e não gosto muito de frequentar pontos de encontro de brasileiros, a não ser que seja a convite de alguém. Tudo tem exceção.

Há diversos mercados onde são vendidos produtos brasileiros na minha área, a mencionar o  Supermercado Seabra, onde encontramos inúmeros mantimentos, e o Emporium Supermarket. Também há lojas de roupas brasileiras, como a Tutti Fruiti e a Total Brazil. A Pontal Brazil vende cosméticos (Natura, O Boticário), camisas, e diversos produtos de beleza. Finalizando, mais alguns restaurantes brasileiros, além das churrascarias Brasilia Grill e Casa Nova Grill, temos o Boi na Brasa, Delícias de Minas e o Brazilian Pizza.

Hoje em dia, quando penso em Brasil sinto falta apenas da família e amigos e, no momento, não penso em voltar a residir no Brasil no futuro. Mas o destino a Deus pertence.

Um conselho para o brasileiro que sonha em morar aqui: não fique parado! Aproveite a oportunidade de aprender o inglês, conhecer a cultura americana e novos lugares, ter amizades com americanos e outras raças, explorar tudo o que um país de primeiro mundo pode oferecer. Essas são oportunidades que não voltam mais.

Finalizando, convido a todos a visitarem meu canal no YouTube (“Dia a dia nos EUA“), onde mostro exatamente como tem sido meu dia a dia nos EUA, a minha experiência em Newark, a questão da adaptação, muitos passeios e viagens legais dentro dos EUA , vlogs de todos lugares que frequento, dicas de escolas, dicas femininas (salão de beleza, roupas, preços das mercadorias aqui), enfim, tento mostrar tudo que seja diferente do Brasil. Tenho certeza de que vai gostar! Também tenho um blog, fanpage no Facebook, perfil no Instagram e Snapchat (kecia_eua blog).

Kécia Damásio

–> Clique aqui para assistir um vídeo de Kécia contando sobre sua experiência em morar na cidade de Newark.

Newark

Newark Penn Station (Amtrak)

NewarkNewark

 

Conheça outras cidades americanas:

Compartilhe

No Comments

Leave a Reply