Cidades americanas Florida

Orlando com Família

Como é morar em Orlando com família? ou então como é visitar Orlando com família? A Fabiane já está na cidade há alguns meses e se tornando uma expert no assunto. Vejamos o que ela tem para nos contar sobre a sua experiência por aqui.

Beijos, Carol

_____________________________________________________________________

Orlando, Florida (com família)

“Moramos em Orlando, no estado da Flórida. Viemos para os Estados Unidos principalmente em busca de mais segurança, após perdermos um familiar próximo no Brasil por causa de uma tentativa de assalto frustrada. Mas claro que também levamos em consideração o desejo de ter mais qualidade de vida e proporcionar um futuro melhor para as nossas filhas. Hoje não pensamos em voltar a morar no Brasil.

Chegamos nos Estados Unidos em fevereiro de 2015 e fomos primeiro para New York, mas há 3 meses nos mudamos para a Flórida. Temos alguns amigos que moram em Orlando há muitos anos e eles sempre falaram bem da região. A cidade de New York é linda e o frio tem seu charme, entretanto visitar é diferente de morar. Morar em um lugar onde o inverno que começa em Novembro e vai até Abril/Maio, com duas crianças, não é fácil. Além disso, o custo de vida em Orlando é muito mais baixo que em Nova York, principalmente aluguel, escolas e alguns serviços… E ser vizinho do Mickey e Cia também é muito legal 😉

Nosso processo de adaptação à nova cultura foi melhor do que esperávamos. Claro que a questão do novo idioma sempre cria algumas dificuldades, mas o restante foi tranqüilo. Os Estados Unidos é um país organizado e com muitas regras, entretanto gostamos disso… e esperamos que não nos entendam mal, mas acreditamos que esse é justamente um dos maiores problemas do Brasil, onde as regras nunca são cumpridas e tudo vira bagunça.

Os americanos são exemplo de civilização, cultura e educação. Respeitam não somente as leis como também o direito das outras pessoas. Antes pensávamos que eram chatos e sérios demais, mas isso realmente é um preconceito nosso, pois a grande maioria é gentil e suuuper educada. Admiramos os americanos. Claro que pessoas ruins ou inconvenientes existem, mas existem em qualquer lugar.

Quanto ao tipo de pessoa que mora aqui, eu diria que brasileiros, brasileiras, brasileirinhos.. (risos) tem muitos brasileiros aqui. Achamos que o pessoal vem passear nos parques e se apaixona pela cidade… sei lá… e isso acaba criando situações positivas, mas também negativas.

Falando sobre os pontos positivos de morar aqui… Sabe aquele lugar mágico, onde tem muitas opções de lazer, onde existem muitos parques e que muita gente sonha conhecer? Pois é, nós moramos nesse lugar. Orlando é uma cidade maravilhosa, com várias atrações e que vai muito além dos parques.

Outro ponto positivo é o trânsito. É maravilhoso, pois não existe lotações, as motos a gente vê bem pouco, e quando vemos são na maioria as Harley-Davidson. Não existe o trafegar pelo acostamento. Quando você liga a seta, o outro carro dá o espaço…buzina creio que em quase 1 ano só usei 2 vezes…resumindo: sem stress!!!

Outro ponto que gostaríamos de destacar é a beleza da cidade. Em cada entrada de condomínio ou de bairros, sempre existe um chafariz. Tudo sempre bem cuidado e limpo.

Uma curiosidade que nós estávamos comentando esses dias é que aqui na América não existe buracos nem desníveis nas calçadas (perfeito para usar carrinho de bebê). E também não precisamos ficar desviando de cocô de cachorro porque NÃO existe cachorro pelas ruas. VIVA!!!!!!

O ponto negativo de se morar numa cidade turística (ainda mais Orlando que tem turista 365 dias por ano) é ter que ter esse cuidado em relação aos furtos nos carros. Depois de um certo tempo que você mora numa cidade, acaba adquirindo certos hábitos. Em New York  é comum deixar as janelas do carro abertas, isso com bolsa e tudo mais dentro do carro, e NINGUÉM MEXE, ou melhor, sequer olha para dentro do carro. Ao chegarmos aqui, fomos avisados de não deixar nada dentro do carro porque nos estacionamentos ocorriam furtos. Esse é um ponto negativo de se morar em uma cidade turística. Nem sempre o turista cumpre as normas ou leis da cidade. Mas fica um aviso para os brasileiros que gostam de um jeitinho: AQUI NÃO TEM JEITINHO. Então quando vierem passear aqui, respeitem as leis que tudo vai ser tranqüilo.

Um outro ponto negativo que lembramos, é a comemoração de aniversários das crianças nas escolinhas. Gentem, é muiiito diferente do Brasil. Não tem cachorro-quente, nem brigadeiro… Aqui a gente só leva uns cupcakes e eles cantam o Happy Birthday e é tudo muito rápido, pois cada atividade tem um horário determinado. E os aniversários geralmente são festejados no lanche da manhã às 10h30. E os aniversariantes não ganham presente dos coleguinhas pq eles não tem esse costume aqui.

Como nos mudamos para cá há poucos meses, não podemos falar muito sobre como é o clima de Orlando durante o ano. Mas percebemos que choveu muito no mês de setembro, mas em outubro diminuiu. Agora em novembro quase não está chovendo, mas já começa a fazer um pouquinho de frio no período da noite. A gente, que veio do Rio Grande do Sul, está achando o clima maravilhoso.

Sobre as nossas atividades nos finais de semana, nos domingos à noite e alguns dias pela manhã vamos à Igreja. Mas cada final de semana é uma aventura diferente. Num final de semana vamos nos parques da Disney, no outro vamos no Crayola, num outro quando está muito quente vamos conhecer uma das praias…assim vamos conhecendo tudo.

Para os brasileiros que vêm passear, além dos parques, recomendamos tirar um dia para conhecer as praias que ficam cerca de 1 hora e 40 minutos de distância de Orlando. Já tivemos a oportunidade de conhecer a ClearWater Beach e nos apaixonamos.

A gastronomia também é legal. Tentem não ficar só nas pizzas…kkk…

Se vocês vierem na época do Halloween, dá para ir em Old Town. É bem divertido, porque eles fecham toda rua onde tem várias lojas, e as crianças vão pedindo balas em todas elas Trick or Treat. Depois tem um desfile de carros antigos…show com os zumbis do clip do Michael Jackson Thriller…é muito legal ver a criatividade das pessoas nas fantasias. No nosso Instagram “Orlando com Família” colocamos umas fotos e vídeos.

Ah, e o Disney Springs (antigo DowntownDisney) também é super bacana! São diversas opções para explorar: uma big DisneyStore, uma loja da Lego, um cinema com alimentação junto, o Rainforest Café, o Planet Hollywood, o T-Rex, entre outros.. e não precisa pagar ticket de entrada e nem mesmo o estacionamento.. bem legal 😉

E por falar em dicas sobre Orlando, temos um perfil no Instagram sobre informações para quem planeja visitar ou morar na cidade com crianças. É que quando começamos a pensar na mudança de New York para Orlando, nós pesquisamos sobre o que tinha disponível na Internet sobre a cidade e encontramos muita informação sobre os parques da Disney e etc, e alguma coisa de informação “genérica”, mas nada especificamente sobre a vida aqui com filhos… com crianças. Então pensamos que criar um perfil no Instagram sobre o tema poderia interessar às pessoas, tanto para quem planeja visitar, quanto para quem pensa em mudar para a cidade. Estamos gostando bastante da interação com o pessoal, daqueles que comentam nossos posts, fazem perguntas… Estamos achando muito legal.

Sobre os lugares que indicamos para os brasileiros com crianças, além dos parques grandes e conhecidos, gostaríamos de indicar três lugares: o Crayola Experience, o The Orlando Eye e o Fun Spot.

  • Crayola Experience  é demais!!! É um espaço cheio de atividades com giz de cera para as crianças. Lá você pode personalizar seu giz de cera, pintar um desenho e depois fazer ele criar “vida”, brincar de massinha de modelar, tirar uma foto e imprimir para depois pintar…entre tantas outras atividades. Dá pra saber mais no site www.crayolaexperience.com/orlando
  • The Orlando Eye é um complexo que possui 3 atrações: o Madame Tussauds (que nós ADORAMOS, pois é muito divertido) a roda gigante do Orlando Eye e o Sealife onde existem várias espécies de peixes e um aquário 360ª graus onde a gente vê bem de pertinho os tubarões.
  • Fun Spot é um parque de diversões mais tradicional onde tem várias pistas de corridas para andar de kart, o bate-bate, o carrossel, dá para ver os crocodilos, tem a gastronomia e muito mais!!

Quanto a ter contato com brasileiros por aqui, somos evangélicos, então nosso ponto de encontro é a igreja. E a cidade de Orlando é muito propícia para isto, pois tem diversas igrejas, de diferentes denominações. Várias delas são igrejas apenas de brasileiros, e algumas são igrejas americanas, mas que fazem culto em português alguns dias no mês.

E por falar em brasileiros, aqui perto de casa tem dois mercados que vendem produtos do Brasil: o Silva’s Market e o +Brazil Food Mart. Mas também tem um mercado brasileiro na International Drive. Sobre restaurantes, todo mundo fala no Camila’s, mas a gente não foi conhecer.

Do que mais sentimos falta do Brasil? Pipoca de microondas (que aqui é muito diferente) , pão caseiro e o nosso dentista (risos).

Para o brasileiro que sonha em morar na América, nosso principal conselho é relacionado à situação com a Imigração. Façam de tudo para vir para os Estados Unidos com o visto válido e, se possível, com permissão de trabalho. Isso abrirá muuuitas portas e facilitará sua vida por aqui.”

Fabiane

Orlando com Familia

 

Conheça outras cidades americanas:

Compartilhe

No Comments

Leave a Reply