Compras nos EUA Cultura Americana Curiosidades

Os americanos e seus cupons de desconto

Extreme Couponing

Vocês conhecem aquele programa de TV chamado Extreme Couponing (acho que “Cupom Mania” no Brasil, certo?), onde os americanos aparecem trocando carrinhos de supermercado lotados de produtos por um monte de cupons de desconto? Será que aquilo é real ou exagero da televisão?

Apesar de eu nunca ter tido o azar de encontrar um “cuponista extremo” na fila do caixa (imagina a demora na fila!), esse tipo de pessoa existe, sim. Portanto, é real. Mas não é qualquer pessoa que faz isso. Vejamos a tradução literal do nome do programa: “Cuponista EXTREMO”; ele é exagerado e extrapola o normal.

O americano normal utiliza cupons rotineiramente, independente da classe social e situação financeira, porém, de forma moderada. E há cupons para tudo, desde roupas a restaurantes. Eu mesma já perdi as contas de quantas vezes utilizei  esses descontos em restaurantes. Em supermercados, porém, usei apenas 1 ou 2 vezes. Já em compras online, costumo usar em pelo menos 50% das oportunidades, principalmente com roupas de crianças como Carter’s e The Children’s Place.

Agora, ser cuponista extremo é uma “arte”, um trabalho de tempo integral, e há até aulas sobre isso (acredite!). Eles compram muita coisa por um preço mais em conta e armazenam tudo em casa, com uma dessas três finalidades: 1) usar e depois revender ou doar o que sobrar (lembrando que muitos produtos têm data de validade); 2) revender apenas; 3) doar apenas. Há o cuponista cuja família é realmente pobre e faz uso dos produtos; mas há outros que usam alguns dos produtos, mas revendem a maioria nas chamadas “Stockpile sales”. “Stockpile sales” são vendas de estoque, ou seja, as famílias colocam os produtos estocados à venda na própria garagem ou jardim, tal como nos “garage sales” ou “yard sales”.

Segundo alerta o site The Crazy Coupon Lady, vender produtos do seu estoque feito com cupons é ilegal, e os próprios termos e condições dos cupons são claros quanto a isso. A finalidade desses descontos é fazer com que as pessoas economizem dinheiro, e NÃO com que elas lucrem em cima deles. Além disso, leis de saúde locais podem estar sendo violadas, já que é possível que os produtos vendidos nos “stockpiles sales” estejam fora da data de validade ou não tenha sido armazenados da forma correta.

Quais os tipos de cupons e por que as lojas os oferecem?

  • “Double coupons” (cupons duplo) — ofertas feitas pela loja para atrair mais clientes para que eles gastem mais dinheiro em outros produtos enquanto estão nas dependências da loja; nada mais é do que duplicar/dobrar o valor do seu cupom.
  • “Manufacturers coupons” (cupons do fabricante) — o cupom é emitido pelo fabricante para que o consumidor venha a conhecer determinado produto; a pessoa pode usar o desconto em qualquer loja onde o produto esteja à venda; ao final, a loja é reembolsada pelos cupons do fabricante.
  • “Store coupons” (cupons da loja) — ofertas feitas pela loja para atrair mais clientes para que eles gastem mais dinheiro em outros produtos enquanto estão nas dependências da loja.

Cada vez menos o americano usa cupons

Hoje em dia, o americano já não usa mais tanto cupons como antigamente e não é porque ele se cansou ou há menos cupons disponíveis no mercado. O motivo é devido ao fato de que, hoje em dia, já não se encontra mais cupons que realmente interessem, ou seja, de produtos (e/ou marcas) que a pessoa realmente queira comprar.

“Não consigo encontrar cupons para os produtos que eu quero comprar.”

Leia: Why Americans Are Cutting Coupons Out of Their Lives

Onde encontrar cupons de desconto

Praticamente todas as lojas e fornecedores de serviços oferecem algum tipo de desconto em algum momento do ano, quando não todos os meses. Antes de comprar qualquer coisa, sempre procuro verificar se não há um cupom disponível num dos sites abaixo, alem de visitar o site da própria loja:

Também me inscrevo no “mailing list” (mala direta) das lojas e fornecedores de serviços que me interessam e sempre fico sabendo das ofertas. Os jornais de domingo locais são outra fonte de ofertas.

cupons

Compartilhe

You Might Also Like

3 Comments

  • Reply
    Valda
    18/02/2017 at 10:20

    Oi Carol ,tudo bem?Gostei muito da sua matéria sobre cupom,como faço para conseguir cupom de fabricantes? Vc poderia me passar algum? Obrigada.Bjss

  • Reply
    Maria da Guia
    16/03/2017 at 13:24

    Oi Carol, tudo bem? Se eu morasse nos EUA com certeza eu seria uma “cuponista extremo”. Quando assisto ao programa, fico imaginando como deve ser bom levar aquela quantidade de produtos e às vezes não pagar nada por eles. É verdade que o trabalho é duro, mas recompensa. Tenho uma amiga que vai se casar com um americano e morar em Milwaukee, alguma dica para ela? Obrigada.

  • Leave a Reply