Papo de Mãe Quanto custa

Gastos com creche nos Estados Unidos

Então você leu o nosso post “Quanto custa uma babá nos EUA?“, achou tudo muito caro e precisa conhecer outras opções para encontrar alguém que cuide do seu filho pequeno (que ainda não tem idade para frequentar escola pública) enquanto você trabalha? Vamos falar das creches americanas. Há dois tipos de creches: “home daycare” (creche montada na casa do cuidador) e “daycare center” (a creche normal que já conhecemos).

 

“Home daycare” ou “family daycare”

“Home daycare” ou “family daycare” é a creche que a pessoa decide montar dentro da própria casa. Geralmente são pais que já ficam em casa para cuidar dos filhos (não trabalham fora), e aproveitam a situação para ganhar dinheiro cuidando dos filhos das outras pessoas, fazendo disso uma profissão. Para exercer tal atividade, a família deve ter uma licença do estado onde mora (mas muitos estados não exigem essa regulamentação). Para ler sobre o licenciamento no estado da Virgínia, clique aqui (em inglês). É claro que você ouvirá falar de vizinhos/amigos que cuidam dos filhos dos outros vizinhos mediante pagamento e não necessariamente esses vizinhos/amigos terão uma licença para operar uma creche dentro de casa (geralmente cuidam dos próprios filhos e de mais um ou dois).

Algumas das vantagens deste tipo de creche é, primeiramente, o clima familiar de casa em contraposição ao clima institucional das creches normais. Também são vantagens o menor número de crianças e o fato do seu filho poder ter contato com crianças de idades variadas. É possível que a creche familiar seja flexível quanto a horários e até faltas (algumas não cobram pelos dias em que o seu filho não puder ir). A grande questão é que nem sempre conhecemos a qualidade deste tipo de serviço oferecidos nas creches familiares.

– Quanto custa

Creches familiares podem ser a opção mais em conta para quem não pode pagar uma “nanny“.

Segundo a National Association of Child Care Resource and Referral Agencies (NACCRRA), “home daycare” para crianças entre 0 a 4 anos varia de $2,236 a $ $13,099.50 por ano por criança; e para crianças em idade pre-escolar varia de $2,080 a $ $8,761.08 por ano por criança.

“Daycare center”

“Daycare centers” (centros de cuidados infantis) são as creches propriamente ditas. Centros de cuidados infantis são localizados em escolas, igrejas ou outras organizações religiosas e outros lugares. Muitas não oferecem nada de especial, apesar de  algumas terem aulas de informática, dança e canto, por exemplo. Porém, apresentam um caráter mais institucional em relação às creches familiares mencionadas anteriormente (“home daycare”), além de geralmente serem melhor estruturadas, terem maior supervisão, maior número de funcionários e professores com formação especializada e experiência.

Alguns pontos importantes que devem ser observados na hora de escolher um “daycare center” de qualidade:

  • o número de crianças por adulto-supervisor/professor é pequeno (grupos pequenos de crianças);
  • os professores têm treinamento adequado, inclusive em ressuscitação cardiopulmonar (CPR) e Primeiros-Socorros;
  • a creche tem boa reputação (uma breve pesquisa no Google poderá te mostrar comentários de outros pais);
  • a creche é licenciada pelo estado;
  • as políticas e regras são claras (desde horários de funcionamento até a procedimentos de emergência);
  • a participação dos pais é bem-vinda;
  • há atividades físicas, de leitura, em grupo, individuais… bem como tempo adequado para alimentação e tempo livre;
  • os alimentos oferecidos às crianças são saudáveis;
  • as instalações são limpas e seguras.

Dica para encontrar uma creche de qualidade: pesquise as creches credenciadas ao National Association for the Education of Young Children (NAEYC) clicando neste link. Lá você também encontrará informações sobre como escolher um bom programa para o seu filho, dentre outros pontos relevantes.

– Quanto custa

Segundo a National Association of Child Care Resource and Referral Agencies (NACCRRA), “daycare centers” para crianças entre 0 a 4 anos varia de $3,874 a $16,060.69 por ano por criança; e para crianças em idade pre-escolar varia de $3,640 a $9,873.58 por ano por criança. O valor chega a ser ainda menor em áreas rurais, e chega a ultrapassar esses números em grandes centros urbanos, como New York, Los Angeles, Boston e San Francisco. Normalmente você pode pagar em parcelas mensais, mas é possível que a creche dê um desconto caso você pague os 12 meses de uma só vez.

Existe Assistência-Creche?

Primeiramente, vale esclarecer que não existe creche gratuita nos Estados Unidos. O que existe é uma assistência parcial por parte do governo. Todo estado tem um programa de assistência-creche do governo. Esses programas subsidiam parcialmente os gastos com creche de famílias recebendo welfare e outras famílias cuja renda é baixa. Em alguns estados  os pais recebem um voucher ou certificado para contratar a creche. Já em outros estados, os pagamentos são feitos diretamente do Programa de Assistência-Creche à creche escolhida pelos pais. Os pais são obrigados a fazer co-pagamentos mensais para contribuir com as mensalidades da creche.

A questão aqui é que, na prática, pouquíssimas famílias têm acesso a esse tipo de assistência, mesmo as de baixa renda. Não apenas as listas de espera são bem longas, como também há um limite de renda para tal benefício e esse limite é extremamente baixo.

Para saber mais sobre os Programas de Iniciação, chamados “Early Head Start” e “Head Start” (programas patrocinados pelo governo federal para famílias de baixa renda), ligue para o U.S. Department of Health and Human Services (Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA) em 1-866-763-6481 ou visite http://eclkc.ohs.acf.hhs.gov/hslc.

Leia também:

 

creche

Compartilhe

You Might Also Like

3 Comments

  • Reply
    Quanto custa uma babá nos EUA | Descobri a América!
    09/06/2016 at 15:20

    […] Gastos com creche nos Estados Unidos | Descobri a América! […]

  • Reply
    Estados onde as creches são mais caras | Descobri a América!
    09/06/2016 at 15:59

    […] Gastos com creche nos Estados Unidos […]

  • Reply
    Milena Bezerr
    04/07/2016 at 12:58

    Estou com planos de ir no final do ano passar uma temporada com meu esposo e meus filhos de 2 e 6 anos.
    Como funciona a educação para eles? Estudam?E publica ou particular?
    Pretendo ir para cidade de New Jest

  • Leave a Reply