Cidades americanas Illinois

Como é morar em Champaign, estado de Illinois

AVISO: NESTE BLOG NÃO APOIAMOS E NEM DISCUTIMOS QUALQUER TIPO DE SITUAÇÃO ILEGAL DE ESTRANGEIROS NOS ESTADOS UNIDOS.


Depois de conhecermos Chicago e Lincoln pelos relatos da Tati e da Vanessa, agora é a vez de conhecermos mais uma cidade no estado de Illinois: Champaign. A cidade de Champaign fica no condado de Champaign, e em 2015 contava com 86.096 habitantes, de acordo com o United Stated Census Bureau.

 

Champaign

 

A médica brasileira Gabriela mora na cidade com o marido, estudante de Doutorado, e vai nos contar sobre a vida por lá.

Boa leitura!

Carol

 


Champaign, Illinois

Meu nome é Gabriela e moro em Champaign, Illinois.

Meu marido sempre sonhou em fazer doutorado aqui nos Estados Unidos. Nenhum outro país do mundo é tão desenvolvido e possui tantos recursos na área da computação. Portanto, quando apareceu a oportunidade, abrimos mão da nossa carreira no Brasil (eu, médica e ele, funcionário público) e cá estamos há quase 2 anos. Antes de me mudar, não conhecia o país. Pensei que minha adaptação fosse ser bem mais complicada, principalmente por causa do clima. Mas de forma geral me adaptei muito rápido a tudo.

Quanto aos americanos, cada canto do país tem suas particularidades. Vi muita diferença entre os americanos do Vale do Silício, das fazendas do midwest e de New York City, por exemplo. Vou dar a minha opinião sobre os americanos que tenho contato aqui na cidade onde moro. No geral, são extremamente educados e simpáticos. Se cruzarem o olhar com você, provavelmente te cumprimentarão ou darão um sorriso. Porém, não são tão fáceis de fazer amizade como nós, brasileiros. Como não conhecia o país antes de me mudar pra cá, não tinha uma opinião formada. Minha opinião sobre eles foi construída ao longo desses dois anos.

Champaign fica no centro-oeste de Illinois, a 2 horas de Chicago. Champaign e Urbana são duas cidades vizinhas e gêmeas (“twin cities”) chamadas carinhosamente de “Chambana” e, juntas, possuem pouco mais de 100.000 habitantes. São bastante conhecidas no meio acadêmico por serem sede da University of Illinois, uma das mais renomadas do país, principalmente nas áreas de engenharia, agricultura e computação. Tem mais de 40.000 estudantes (ou seja, quase metade da população) e praticamente tudo aqui gira em torno dela. Boa parte da ‘cidade’ é o campus da universidade. Portanto, a maior parte da população é formada por funcionários, estudantes, professores universitários e suas famílias, numa mistura de culturas do mundo todo.

É uma cidade extremamente tranquila, segura e arborizada, perfeita para quem gosta de sossego e silêncio. Não existe engarrafamento, em cada esquina você se depara com um parque e o custo de vida é bem mais baixo, quando comparado ao de grandes cidades americanas. Ao mesmo tempo em que tem a tranquilidade de uma cidade do interior, possui uma infra-estrutura de dar inveja a muita cidade grande do Brasil. As escolas públicas são famosas por sua qualidade, há vários hospitais (inclusive um dos melhores complexos hospitalares do país está instalado aqui e recebe pacientes de toda a região), restaurantes excelentes, supermercados abertos 24 horas, redes de lojas famosas e um aeroporto próprio que recebe vários vôos diários de Chicago e Dallas. Na minha opinião, o ponto positivo de ser uma cidade extremamente tranquila, pode se transformar em um ponto negativo se a pessoa que vier pra cá tiver o perfil de uma pessoa que curte a vida nas grandes cidades.

O transporte público é de qualidade e muito utilizado pelos estudantes, professores e funcionários da universidade. No campus não existem vagas de estacionamento para todo mundo e as que existem, são pagas. Como moramos próximo ao campus, meu marido (e grande parte dos estudantes) prefere ir de bicicleta e, no inverno, de ônibus. Antes de comprarmos nosso carro, utilizamos exclusivamente transporte público por alguns meses e foi super tranquilo. A empresa de ônibus tem um aplicativo que mostra o horário exato em que o ônibus vai passar no ponto mais próximo a você e isso ajuda muito (principalmente nos meses de inverno). Apesar disso, grande parte das pessoas tem carro próprio, por terem preços acessíveis e oferecerem mais comodidade, principalmente na hora de fazer compras.

As quatro estações são bem definidas, com o verão extremamente quente e úmido (com temperaturas chegando aos 40ºC) e o inverno com muita neve e frio (chegamos a pegar -23ºC ano passado).

Eu e meu marido curtimos muito o contato com a natureza, portanto nos finais de semana costumamos ir a parques fazer caminhada, churrasco ou pique-nique e sempre que possível vamos aos eventos e festivais de música nos parques e nas ruas do downtown (centro) da cidade. Também curtimos ir aos estádios assistir aos jogos de futebol americano e de basquete do time da universidade. Vez ou outra passamos o dia passeando em Chicago e no verão passamos alguns finais de semana nas praias do lago Michigan, que ficam a 2 horas e meia daqui e são sensacionais. Já no inverno costumamos ficar em casa, assistindo filme e comendo gordices. (risos)

O campus da Universidade é cheio de lugares interessantes para conhecer, uma verdadeira aula de cultura americana. Além disso, existem inúmeros parques belíssimos para fazer um gostoso pique-nique no final da tarde e estádios de futebol americano e basquete para assistir aos jogos do time da universidade. A meia hora daqui, há um outlet muito bom, que todas as visitas brasileiras fazem questão de visitar. Springfield, a capital do estado de Illinois, fica a pouco mais de uma hora de distância e é a cidade natal do presidente Abraham Lincoln. É cheia de museus interessantes, a casa onde Lincoln morou é aberta a visitação e vale muito a pena conhecer. Por fim, a pouco mais de duas horas, está Chicago, cidade linda e super turística, cheia de lugares sensacionais pra conhecer, em qualquer época do ano.

Aqui moram poucos brasileiros e raramente temos contato com algum. Não há mercados onde sejam vendidos produtos brasileiros, nem restaurantes brasileiros.

Com certeza o que mais faz falta por aqui é a família e os amigos. Nosso plano é voltar para o Brasil quando meu marido acabar o doutorado. Sou extremamente apegada à família e esse é o maior motivo de querermos voltar.

Meu conselho ao brasileiro que sonha em morar aqui: seja gentil, educado e pontual. Respeite as regras, independente de concordar com elas ou não. Esqueça de vez o famoso “jeitinho brasileiro”, que é super mal visto por aqui. Fora isso, aproveite a receptividade dos moradores da cidade e curta muito a segurança e a tranquilidade que essa terra tem pra oferecer!

Gabriela

Instagram: @lar_onde_o_amor_esta

Champaign

Champaign

Champaign

Champaign

Champaign

Champaign

Champaign

Champaign

Champaign

Champaign

Champaign

 

Conheça outras cidades americanas:

Compartilhe

You Might Also Like

22 Comments

  • Reply
    Como é morar em Miami, Flórida | Descobri a América!
    28/07/2016 at 16:35

    […] Como é morar em Champaign, estado de Illinois […]

  • Reply
    Como é morar em Chicago, Illinois | Descobri a América!
    28/07/2016 at 18:26

    […] Como é morar em Champaign, estado de Illinois […]

  • Reply
    Como é morar em Mill Creek, Washington | Descobri a América!
    28/07/2016 at 18:26

    […] Como é morar em Champaign, estado de Illinois | Descobri a América! […]

  • Reply
    Como é morar em Bridgeport, Connecticut | Descobri a América!
    29/07/2016 at 01:01

    […] Como é morar em Champaign, estado de Illinois […]

  • Reply
    Como é morar em Richmond, Virgínia | Descobri a América!
    29/07/2016 at 01:13

    […] Como é morar em Champaign, estado de Illinois […]

  • Reply
    Quero morar nos Estados Unidos | Descobri a América!
    31/07/2016 at 14:55

    […] Como é morar em Champaign, estado de Illinois […]

  • Reply
    Como é morar em Commack, New York | Descobri a América!
    31/07/2016 at 15:05

    […] Como é morar em Champaign, estado de Illinois […]

  • Reply
    Como é morar em Austin, Texas | Descobri a América!
    03/08/2016 at 23:23

    […] Como é morar em Champaign, estado de Illinois […]

  • Reply
    Como é morar em Seal Beach, Califórnia | Descobri a América!
    05/08/2016 at 14:48

    […] Como é morar em Champaign, estado de Illinois | Descobri a América! […]

  • Reply
    Como é morar em Lincoln, Illinois | Descobri a América!
    11/08/2016 at 15:53

    […] Como é morar em Champaign, estado de Illinois […]

  • Reply
    Como é morar em Seattle, Washington | Descobri a América!
    11/08/2016 at 15:54

    […] Como é morar em Champaign, estado de Illinois | Descobri a América! em Como é morar em Miami, Flórida […]

  • Reply
    Como é morar em Silver Spring, Maryland | Descobri a América!
    12/08/2016 at 15:00

    […] Como é morar em Seattle, Washington | Descobri a América! em Como é morar em Champaign, estado de Illinois […]

  • Reply
    Como é morar em Las Vegas, Nevada | Descobri a América!
    16/08/2016 at 15:55

    […] Como é morar em Champaign, estado de Illinois […]

  • Reply
    Como é morar em Lake Mary, Florida | Descobri a América!
    24/08/2016 at 23:38

    […] Como é morar em Champaign, estado de Illinois […]

  • Reply
    Como é morar em Newark, New Jersey | Descobri a América!
    24/08/2016 at 23:59

    […] Como é morar em Champaign, estado de Illinois […]

  • Reply
    Como são os americanos, segundo brasileiros nos EUA | Descobri a América!
    28/08/2016 at 12:11

    […] “Cada canto do país tem suas particularidades. Vi muita diferença entre os americanos do Vale do Silício, das fazendas do midwest e de New York City, por exemplo. Vou dar a minha opinião sobre os americanos que tenho contato aqui na cidade onde moro. No geral, são extremamente educados e simpáticos. Se cruzarem o olhar com você, provavelmente te cumprimentarão ou darão um sorriso. Porém, não são tão fáceis de fazer amizade como nós, brasileiros. Como não conhecia o país antes de me mudar pra cá, não tinha uma opinião formada. Minha opinião sobre eles foi construída ao longo desses dois anos.” (Gabriela – Champaign, Illinois) […]

  • Reply
    Como é morar em Minot, North Dakota | Descobri a América!
    28/08/2016 at 13:13

    […] Como é morar em Champaign, estado de Illinois […]

  • Reply
    Como é morar em Sunnyvale, California | Descobri a América!
    31/08/2016 at 00:31

    […] Como é morar em Champaign, estado de Illinois […]

  • Reply
    Como é morar em Houston, Texas | Descobri a América!
    31/08/2016 at 00:32

    […] Como é morar em Champaign, estado de Illinois […]

  • Reply
    Como é morar em Bluffton, Ohio | Descobri a América!
    31/08/2016 at 00:41

    […] Como é morar em Champaign, estado de Illinois […]

  • Reply
    Como é morar em Anchorage, Alaska | Descobri a América!
    08/09/2016 at 13:39

    […] Como é morar em Champaign, estado de Illinois […]

  • Reply
    Como é morar em Dallas, Texas | Descobri a América!
    13/09/2016 at 16:03

    […] Como é morar em Champaign, estado de Illinois […]

  • Leave a Reply