Dicas gerais

Dicas para dirigir com segurança nos Estados Unidos

Está vindo para os Estados Unidos a passeio e pretende dirigir por aqui? Então leia essas dicas para dirigir com segurança, observando as leis vigentes.

Dicas para dirigir com segurança nos Estados Unidos

  1. Cada estado tem suas leis de trânsito específicas, então é importante que você conheça as leis do estado em que estiver. Clique no link do DMV e procure o manual (“handbook”) referente ao seu estado. O manual abordará questões como leis, segurança, sinais de trânsito, entre outras.
  2. Dirija do lado direito da estrada. Use o lado esquerdo apenas para ultrapassar.
  3. Use a buzina apenas em casos de extrema necessidade. No caso do motorista do carro da frente não estar prestando atenção no semáforo, aguarde 4 segundos na cor verde antes de acionar a buzina. Não buzine para demonstrar a sua frustração com a forma que os outros dirigem ou com o engarrafamento.
  4. Se você não é residente nos Estados Unidos e está apenas visitando o país, você pode usar a sua carteira de motorista brasileira, porém acompanhada de uma tradução da mesma para o idioma inglês. Para evitar qualquer problema de aceitação, sugiro que a tradução seja certificada (“certified translation”). Saiba mais clicando neste link.
  5. Tenha sempre consigo a carteira de motorista, o registro do carro e o cartão do seguro.
  6. Use sempre o cinto de segurança, tanto nos bancos dianteiros quanto nos traseiros.
  7. Use cintos de segurança adequados e cadeirinhas de segurança para as crianças (mesmo as crianças maiores). Informe-se sobre as especificidades das leis do estado em que estiver ou for visitar. No estado da Virginia (onde moro), por exemplo, todas as crianças menores de 8 (oito) anos de idade devem ser colocadas em cadeirinhas ou assentos de elevação (boosters). Ainda na Virginia, a lei exige que todas as crianças menores de 12 meses de idade tenham suas cadeirinhas viradas para trás. Nunca, em hipótese alguma, uma criança pode ser colocada no colo dos pais.
  8. Utilize as setas em seu carro para indicar que quer virar à esquerda ou à direita.
  9. Obedeça a todas as leis e sinais de trânsito.
  10. Se vir um sinal de pare (“stop”), literalmente PARE, mesmo se não houver carros na direção oposta. Nada de apenas diminuir a velocidade para logo continuar se o caminho estiver livre.
  11. Sempre PARE para pedestres que estão tentando atravessar a rua na faixa de pedestres ou num cruzamento sem demarcação.
  12. Nunca dirija se tiver ingerido bebida alcoólica.
  13. Não dirija se estiver usando drogas, inclusive remédios que interfiram nos seus reflexos e capacidade de resposta ao dirigir.
  14. Alguns estados proibem que você fume se houver uma criança menor de idade (18 anos) dentro do carro.
  15. Pare no acostamento da estrada se um veículo de emergência carro de polícia, caminhão de bombeiro ou ambulância precisar ultrapassá-lo.
  16. Se vir um carro com o pisca-alerta ligado, uma ambulância, carro de polícia, carro de assistência de pista, bombeiros, guincho ou semelhantes, diminua a velocidade e passe para a faixa da esquerda (se puder fazer isso de forma segura!), deixando a faixa da direita livre. Em alguns estados, isso é lei e o não cumprimento é passível de punição; de qualquer forma, trata-se de boas práticas para a segurança de todos os envolvidos — em qualquer estado.
  17. Quando dois veículos de diferentes direções chegam no cruzamento em momentos diferentes, o veículo que chegou primeiro tem a preferência. Se chegarem juntos, no mesmo momento, em cruzamento sem sinalização, o motorista da esquerda deve dar preferência ao motorista da direita para que este cruze primeiro.
  18. Não ultrapasse o ônibus escolar quando suas luzes vermelhas estiverem piscando. Você deve parar, não importando o lado da rua em que você esteja.
  19. Na maioria dos estados americanos é permitido virar à direita (após parar) mesmo se o semáforo/sinal tiver vermelho, desde que o caminho esteja livre de pedestres e outros veículos. Confirme se tal lei se aplica para o seu estado.
  20. Diminua a velocidade e tenha cuidado quando dirigir sob neblina, gelo, chuva ou neve.
  21. Pegar carona não é comum nos Estados Unidos. Em muitos lugares é até mesmo ilegal. Por razões de segurança, não peça carona nem dê carona.
  22. Se você for parado pela polícia, pare no acostamento assim que puder fazê-lo com segurança e fique o mais longe possível da estrada. Ligue o pisca-alerta. O policial estacionará atrás do seu carro e caminhará na sua direção. Permaneça no carro (a menos que o policial peça que você saia) e forneça os documentos que ele solicitar (exemplo: carteira de motorista, registro, seguro, passaporte). Mantenha o seu cinto de segurança afivelado e peça que os passageiros do seu carro façam o mesmo. Se estiver escuro, ligue a luz interior do veículo para que o policial possa vê-lo melhor e possa acompanhar os seus movimentos. Sempre mantenha as mãos visíveis para o policial (de preferência no volante) e peça que os passageiros façam o mesmo (mãos visíveis). Não ponha a mão no bolso ou em outras áreas do carro. Não tenha medo. Não faça piadinhas. Seja educado e colabore. Se tiver dificuldades para falar inglês, comunique ao policial. Se você seguir essas dicas e demonstrar respeito ao policial e à segurança dele, pode fazer a diferença na hora dele decidir se aplicará somente uma advertência ou punição mais grave. Caso o policial emita uma citação para que você compareça a um tribunal para se defender, não discuta; você terá a sua chance de defesa no tribunal. Ele, então, solicitará que você assine a citação; a assinatura não significa confissão de culpa, portanto, não crie problemas e a assine.
  23. Se houver uma colisão e você atingir alguma coisa, animal ou pessoa, PARE O CARRO. Não continue dirigindo. Você pode ser considerado culpado se ficar comprovado que você danificou o carro de outra pessoa ou se, pior ainda, “bater e fugir” (“hit and run”). Se atingir uma pessoa, saia do carro e ligue para a polícia imediatamente caso ela pareça estar machucada. Faça tudo o que puder para ajudar a pessoa machucada. Responda a todas as perguntas feitas pela polícia. Se apenas o carro estiver danificado, troque informações com o proprietário do outro veículo e contate a locadora de veículos (caso o seu carro seja alugado por estar aqui apenas a passeio).
  24. Motoristas “esquentadinhos” e agressivos existem em qualquer lugar do mundo. Se alguém estiver te seguindo bem de perto, quase tocando o seu carro, na tentativa de te ultrapassar, facilite a ultrapassagem e nunca provoque, a fim de evitar uma situação de “road rage” (“raiva” no trânsito, que geralmente leva à agressão).
  25. Eu sei que muitas pistas são tão “tapete” que convidam a ultrapassagem do limite de velocidade. NÃO faça isso. Às vezes o radar (fixo ou móvel) não está no solo, mas sim nos aviões. Sim, o monitoramento da velocidade dos motoristas nas estradas também é feito por via aérea, portanto, de forma alguma ultrapasse o limite de velocidade indicado para a área em que estiver — ou, com certeza, será multado!
  26. Em muitos estados, jogar coisas pela janela (“littering”) é  normalmente punido com multas muito altas. Tenha sempre uma sacolinha para jogar o lixo produzido dentro do carro, e depois jogue-a numa lata de lixos apropriada. Nunca jogue lixo pela janela! Não é apenas visto com maus olhos, mas punido de forma severa.
  27. Nas áreas de sinalização avisando haver veados na pista, tome os seguintes cuidados: a) diminua a velocidade se vir um veado cruzando a pista; eles normalmente andam em grupos, portanto se atente para a aparição de mais veados; b) utilize a buzina para assustar o veado, a fim de que ele vá embora; c) se a colisão com um veado ou outro animal for inevitável, não mude de pista; pise no acelerador de forma firme, permaneça na sua pista e, finalmente, pare o seu carro de forma controlada; d) caso atinja um veado, contate a polícia.
  28. Sobre dirigir com segurança no inverno: a) Sempre remova toda a neve e gelo do seu carro, incluindo o teto, porta-malas e capô, antes de sair dirigindo. Neve e gelo podem se desprender do seu carro e atingir outros veículos, colocando estes em situação de perigo. b) Dirigir em “neve compactada” é a mesma coisa que dirigir no gelo; quando você freiar, pise nos freios de forma leve; diminua a velocidade antes de parar ou fazer uma curva. c) Quando estiver dirigindo em superfícies escorregadias e você precisar parar, pise nos freios de forma bem leve. Você terá maior tração e controle quando os pneus da frente estiverem rodando. Assim, seu veículo responderá melhor aos controles da direção enquanto estiver se movendo devagar, ao invés de quando freiar bruscamente. d) Cuidado com o gelo que se forma nas pontes e em áreas de sombra. As pontes congelam antes mesmo de outras superfícies na estrada.

Eu poderia escrever bem mais, mas há variações de estado para estado, razão pela qual sugiro fortemente que você consulte o manual do DMV do estado em que está ou visitará (clique no link indicado).

Carol

 

dirigir

Compartilhe

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply