Aprendendo Inglês

Onde encontrar americanos para praticar inglês

Dedico este post à querida Zia (Luzia), que me pediu uma listinha de meios de se conhecer americanos para praticar inglês.

A importância de se aprender e praticar inglês (principalmente se quer vir morar aqui)

Se você já leu o nosso post Quero Morar nos Estados Unidos, sabe que um conselho recorrente de brasileiro morando nos Estados Unidos para brasileiro quer quer vir pra cá é: aprenda inglês! Antes de vir pra cá você precisa saber o mínimo para se comunicar bem e levar uma conversa adiante. Isso vai te ajudar na hora de conseguir emprego, de sociabilizar, de participar da comunidade, resolver problemas do dia a dia e tantas outras coisas! Falar o idioma local te abre inúmeras portas!

Há várias formas de se aprender inglês e você pode escolher algumas delas. Exemplos: se dedicando às aulas de inglês do colégio (se você ainda estiver no colégio), fazendo cursos de inglês (particular ou em grupo), ouvindo músicas (ouvindo, traduzindo, transcrevendo), assistindo filmes (com legenda, sem legenda, tomando nota das frases que te chamam a atenção), lendo (em voz alta para se ouvir, ou só para si com um dicionário ao lado e anotando as palavras novas) e/ou… falando com nativos do idioma (neste caso, os americanos). Na verdade, se você puder colocar em prática todas essas formas de estudo, o seu aprendizado será bem mais rico e variado, com possibilidade de construção de um vocabulário diferenciado.

Se você está interessado(a) em treinar o seu inglês com nativos da língua (os americanos, no caso dos Estados Unidos), a Internet pode te ajudar bastante. Quando tive meus primeiros contatos com estrangeiros, a Internet ainda não existia e eu me comunicava através de cartas (PenPal). Era muito bacana e aprendi bastante nessa época, pois eu não apenas treinava o inglês escrito como aprendia sobre como o dia a dia deles, cultura, clima, o humor diferenciado, entre outras sutilezas.

Dica de ouro ao falar com os americanos (ou com estrangeiros, de forma geral): FALE! NÃO TENHA RECEIO DE FALAR. Não tenha medo de errar, não tenha vergonha e não se intimide. Ninguém é perfeito e mesmo os nativos da língua não sabem falar o idioma de forma perfeita. O seu português é perfeito? Provavelmente, não (o meu não é!). Então não tenha medo de falar inglês, pois só assim você vai alcançar a fluência: falando!

Mas então vamos explorar algumas das opções existentes atualmente para conhecer americanos e bater papo em inglês?

Meios de se conhecer americanos para praticar inglês

Sites de PenPal

PenPal é o nome que damos à pessoa com a qual você mantém amizade através de correspondências (cartas, emails, mensagens).

PenPal World é um website que concentra mais de 2 milhões de pessoas interessadas em fazer amizades por correspondência. Como há pessoas do mundo inteiro, você pode filtrar por países específicos para praticar determinado idioma. Se estiver procurando por americanos, é só filtrar por “Estados Unidos” e demais interesses, clicar nos perfis que te interessam e iniciar a troca de mensagens. Conforme a amizade for evoluindo, depois vocês podem conversar pelo Skype, por exemplo. Bem interessante, não?

Outros sites para encontrar PenPals:

Facebook

Faça parte de grupos americanos do Facebook com assuntos que sejam do seu interesse (artes, fotografia, esportes, viagens, música…) e puxe conversa com os membros dos grupos.

A Simone, que mora em Austin, Texas, conheceu o marido americano pelo Facebook porque lá eles tinham o mesmo grupo de amigos em comum: ela era fã de uma banda e ele, amigo de um dos integrantes da banda. Ela enviou algumas mensagens, eles começaram a conversar e, após dois anos, o relacionamento acabou evoluindo para casamento! 🙂 Se tiver curiosidade, leia a história dela no post “Como é morar em Austin, Texas“.

Instagram

No mesmo contexto do Facebook, no Instagram você pode “puxar conversa” com pessoas que tenham os mesmos interesses que os seus. Seja participativo, comente nas fotos postadas e, quando se sentir à vontade, envie mensagem privada. Quem sabe uma amizade não acaba se desenvolvendo a partir daí!?

Italki

No Italki você pode encontrar pessoas com interesses similares aos seus, nos mesmos moldes das opções que falamos acima (primeiro vocês trocam mensagem e depois podem evoluir para uma conversa via Skype). Uma outra funcionalidade do Italki é a oferta (mediante pagamento) de aulas com professores nativos no idioma a ser praticado. Então, se você quer encontrar um professor particular americano para vocês trabalharem online, independente do seu nível de inglês, esta pode ser uma fonte muito bacana. É legal que você pode praticar a leitura (reading), escrita (writing), fala (speaking) e compreensão (listening). Segundo o site, atualmente há mais de 2 milhões de alunos utilizando o Italki.

Lang8

Pelo Lang-8 você tem a chance de ter seus textos em inglês corrigidos por um americano, por exemplo. Também pode ganhar pontos corrigindo textos em português escritos por pessoas de outras nacionalidades. De quebra, acaba fazendo amigos de todas as partes do mundo.

Couchsurfing

Couchsurfing é uma rede social para conectar turistas e anfitriões, os quais servem como guias informais. Se você ama viajar e conhecer pessoas interessantes, esta pode ser uma boa opção para se conectar com estrangeiros, trocar mensagens e talvez até conversar via Skype.

My Language Exchange

My Language Exchange é um site de fácil navegação e repleto de informações e possibilidades. Entre, cadastre-se e clique no link que corresponda à sua necessidade. Há, inclusive, um link direto para quem tem interesse em PenPals.

Conversation Exchange

Conversation Exchange é focado na troca: você aprende inglês com um nativo (americano, inglês australiano…) que esteja querendo aprender a sua língua (português). Se o seu foco é falar com americanos, procure por eles. No perfil de cada participante estará especificado se a pessoa prefere conversar pessoalmente, trocando mensagens (PenPals) ou usando o Skype.

Lingo Globe

No Lingo Globe você não apenas aprende e pratica idiomas enquanto faz amizades, como também tem acesso a recursos educacionais para facilitar o seu aprendizado.

Sites de relacionamento (amizade, namoro)

Sites de relacionamento não existem somente para namoro. É possível você criar o seu perfil e especificar que está em busca apenas de amizade.

Não tenho certeza se todos os sites abaixo fazem a ponte Brasil x Estados Unidos. Talvez em alguns você precisaria  “morar nos EUA” (ter um endereço aqui) para entrar em contato os americanos. Tente e me conte se funcionou com você morando aí no Brasil!

Conhece outras formas de se conhecer americanos para praticar inglês? Conte pra gente nos comentários.

Carol

praticar inglês

Compartilhe

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply